Cultura: Dia do Maracatu é comemorado com cortejo em Fortaleza

Celebrado neste sábado (25/03), o Dia do Maracatu contará com um cortejo de 14 grupos que desfilarão pelas ruas do Centro da cidade. A festa que é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), celebra um patrimônio da capital cearense que representa a cultura, a origem, a tradição e história deste povo.

Prefeitura divulga programação de Carnaval da Domingos Olímpio

Reis e rainhas, balaieiros, índios, calunga, pretos velhos e orixás estarão concentrados, a partir de 16h, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança) de onde saem para a Praça do Ferreira, às 17h, em cortejo pelas ruas Pedro I e Floriano Peixoto.

Estarão no trajeto os grupos Nação Fortaleza, Nação Baobá, Maracatu Solar, Az de Ouro, Axé de Oxóssi, Vozes da África, Maracatu Kizomba, Filhos de Iemanjá, Nação Palmares, Nação Iracema, Rei de Paus, Rei Zumbi, Rei do Congo e Nação Pici.

Data

O Dia do Maracatu foi criado por meio da Lei Municipal 5.827/1984. A data também celebra a libertação dos escravos no Ceará, primeiro estado brasileiro a abolir a escravatura, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, de 1888. A data celebra, valoriza e divulga o Maracatu Cearense em Fortaleza, exaltando-o como a autêntica manifestação da cultura local.

Em dezembro de 2015, o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic) reconheceu o Maracatu como patrimônio imaterial de Fortaleza. O registro prevê formas de preservação, de reconhecimento e valorização da prática.

“Temos o projeto 'Dia 25 é Dia de Maracatu', que é uma política de fomento para a apresentação dos grupos de Maracatu fora do Carnaval. No dia 25 de cada mês, um grupo de Maracatu se apresenta em algum lugar da cidade, disseminando sua beleza e sua cultura durante todo o ano. Existe também o investimento em melhores estruturas e recursos para o desfile dos grupos na Av. Domingos Olímpio”, destacou o secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima.

Serviço

Dia do Maracatu

Quando: 25 de março (sábado)
16h – Concentração de Maracatus no Parque da Liberdade.
17h – Saída em cortejo pelas ruas Pedro I e Rua Floriano Peixoto, até a Praça do Ferreira.
18h – Coroação de todas as rainhas