Chico Lopes: terceirização aprovada oficializa trabalho precário

“Com a aprovação da terceirização para todas as funções de qualquer empresa, decidida na noite desta quarta-feira, 22/3, o Congresso Nacional e o governo Temer rasgam a Carteira de Trabalho do brasileiro e provocam uma onda de precarização que terá graves efeitos sociais em todo o Brasil.” A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que votou contra e denunciou o comportamento contrário aos trabalhadores da base do governo Temer, em mais uma votação de retirada de direitos.

Chico Lopes pede revisão no reajuste da tarifa

“Em poucos meses, já foram perdidos direitos sociais e trabalhistas que levaram séculos pra serem conquistados”, aponta o deputado cearense, lembrando a aprovação do congelamento dos investimentos sociais, inclusive em saúde e educação, por 20 anos (PEC 241/55), a mudança nas regras da exploração do pré-sal privilegiando o capital internacional, a reforma do Ensino Médio imposta por medida provisória. “E os próximos capítulos dessa história, com a reforma da Previdência e a reforma trabalhista. Só que o que eles chamam de reforma na verdade é destruição dos direitos.”

Para Chico Lopes, a população, que realizou grandes manifestações em todo o país, no último dia 15, contra a reforma da Previdência, precisa se mobilizar ainda mais, diante de tantos ataques e tantos direitos que são retirados, “em poucos meses de um governo ilegítimo e que não conta com apoio nem de 10% do povo brasileiro”.

“Pejotização” e “Quarteirização”

“Fica claro agora por que a FIESP pagou os patos amarelos nas ruas. Era pra liberar geral a terceirização, a quarteirização, a pejotização, a precarização do trabalho no Brasil”, relaciona Chico Lopes. “A consequência disso vamos ver rapidamente, na diminuição dos salários, na retirada de direitos, no trabalho precário, no aumento da marginalidade e da violência.”

Para Lopes, o momento é de reforçar a denúncia dos efeitos nefastos dessa decisão e a mobilização contra as reformas trabalhista e previdenciária. “As pessoas estão entendendo, cada dia mais, o que realmente aconteceu no Brasil. Estão vendo que foi tudo um golpe e que quem assumiu o poder está pagando a conta a quem fez o golpe acontecer. Mas está pagando com os direitos, com o dinheiro, com o suor e a dignidade do povo.”