Em Brasília, Valduga busca liberação de Programa de Habitação Rural 

A mobilização dos agricultores catarinenses que esperam pela liberação de crédito do Programa Nacional de Habitação Rural surtiu efeito em Brasília. O deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB), esteve na Capital Federal na terça-feira (21), onde participou de reunião com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e com os parlamentares da bancada catarinense. Na reunião, Araújo anunciou a retomada dos investimentos em habitação rural em Santa Catarina. 

Cesar Valduga em BSB

São quase 2.100 projetos de construção e reforma de habitações rurais que deverão ser retomados a partir da próxima quinta-feira em Santa Catarina, quando o Governo Federal deve regulamentar a habilitação desses projetos no novo plano de habitação do país.

O deputado Valduga comemorou o anúncio, e falou sobre a importância da mobilização dos trabalhadores rurais para a conquista. “Lembro que começaram a chegar e-mails de sindicatos de trabalhadores rurais de todas as regiões catarinenses tratando o tema, foi assim que decidimos realizar audiência pública, numa parceria entre Assembleia Legislativa e Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Santa Catarina), que representou muito para esta conquista”, recordou.

Cerca de 6 mil famílias de agricultores de todo o estado foram prejudicadas pela paralisação, causada pela falta de recursos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) em Santa Catarina. O PNHR foi lançado em 2009 pelo Governo Federal, com o objetivo de possibilitar a construção e reforma de unidades residenciais na zona rural.

Entre 2013 e 2014, foram construídas 5,6 mil unidades pelo programa, num investimento de R$ 170 milhões. O déficit habitacional no meio rural é estimado em 39 mil residências. A demanda ocorre em todo o estado, mas é maior no Oeste e na Serra.

Participaram da reunião o diretor da Fetaesc, Joel Moura, e da SOS Sustentar, Rolf Sprung.