CTB emite nota de solidariedade a Eduardo Guimarães

Em nota, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) externou sua solidariedade ao blogueiro Eduardo Guimarães, que foi conduzido coercetivamente pela Polícia Federal por determinação do juiz Sérgio Moro, no âmbito da operação Lava Jato, nesta terça-feira (21).

Eduardo Guimarães e Fernando Hieda - Foto: CTB

A ação contra o blogueiro Eduaerdo Guimarães foi caracterizada pela CTB como um "sequestro"  e se se configura como "um atentado à liberdade de imprensa e de expressão, um crime que merece nossa mais enérgica condenação e não deve permanecer impune".

Leia a íntegra da nota:

Um atentado inaceitável à liberdade de imprensa

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) manifesta sua irrestrita solidariedade ao blogueiro Eduardo Guimarães, conduzido coercitivamente na manhã desta terça-feira, 21, determinado pelo juiz Sérgio Moro e executado pela Polícia Federal empenhada na operação Lava Jato.

O pretexto da condução foi o vazamento de informação associado à Lava Jato. O blogueiro antecipou a condução coercitiva do ex-presidente Lula, em março do ano passado, que já tinha sido vazada pelo próprio juiz para a TV Globo. Arbitrariedade noticiada em primeira mão pela referida emissora.

Vazamentos ocorrem diariamente na mídia brasileira, principalmente na poderosa Rede Globo, sendo que um grande número deles por iniciativa da Lava Jato, que praticou notórias ilegalidades neste sentido, como o vazamento das conversas privadas e íntimas mantidas por Lula e Dilma, explorado pelos golpistas.

Conforme levantamento publicado na edição do Valor Econômico desta terça-feira (21), a operação Lava Jato, conduzida em fina sintonia com a mídia burguesa, está liquidando empresas estratégicas para a inserção internacional do Brasil, enfraquecendo a nação em benefício do imperialismo, contribuindo para a crise econômica. Foi uma peça central na engrenagem do golpe travestido de impeachment e tem por foco a destruição do PT e das forças progressistas e da democracia.

O sequestro de Eduardo Guimarães configura um atentado à liberdade de imprensa e de expressão, um crime que merece nossa mais enérgica condenação e não deve permanecer impune. Não vamos assistir passivos à destruição do Estado Democrático de Direito e implantação do estado de exceção. Nosso compromisso é intensificar a mobilização popular contra o golpe, em defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos da classe trabalhadora e do povo, alvos da sanha reacionária dos golpistas.

Toda solidariedade ao companheiro Eduardo Guimarães.

Fora Temer!
Diretas Já!

São Paulo, 21 de março
Adilson Araújo, presidente da CTB