PCdoB-PE se prepara para comemorar os 95 anos do partido 

Para marcar os 95 anos do PCdoB, os Comitês Estadual de Pernambuco e Municipal do Recife preparam uma série de atividades. A data comemorativa do partido acontece no próximo sábado, dia 25 de março. Segundo o presidente do Comitê Municipal do Recife, José Bertotti, uma das atividades será a exposição itinerante composta de 32 painéis, que mostrarão os principais momentos da história do partido no país e no estado.  

PCdoB mobiliza militância para evento com Dilma amanhã no Recife - Divulgação

A previsão é de que a abertura da mostra ocorra na primeira quinzena de abril durante sessão solene na Câmara Municipal do Recife. Em seguida, a exposição deverá percorrer diversos locais da cidade de grande circulação de pessoas. Outra iniciativa será a produção e divulgação de vídeo com duração de três minutos com entrevistas dos principais dirigentes comunistas de Pernambuco. O vereador da legenda Almir Fernando deverá ainda ocupar a tribuna da Câmara Municipal para saudar o quase centenário do PCdoB.

Ao comentar os 95 anos do partido, José Bertotti destacou que, no atual cenário político do Brasil, a longevidade do partido é uma garantia de que é possível renovar a política. “Somos um partido que sempre esteve presente nos momentos mais importantes das lutas nacionais. Temos compromisso com a luta pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras por melhores salários e conquistas sociais”, disse.

Bertotti comentou também a decisão do partido de lançar candidato próprio à Presidência da República nas eleições de 2018, destacando que os comunistas têm quadros de peso para disputar o cargo, a exemplo do ex-ministro Aldo Rebelo; da deputada federal e presidenta nacional da legenda, Luciana Santos, e da deputada Jandira Feghalli (RJ), entre outros. 

Para o dirigente, a possível candidatura do ex-presidente Lula não será empecilho à postulação dos comunistas em 2018. “Temos de separar os debates. Nosso partido sempre foi um aliado histórico do PT, especialmente, nos governos Lula e Dilma, mas neste momento é importante que todos os partidos se manifestem sobre a eleição presidencial”.

Sobre a reforma política, Bertotti apontou dois pontos fundamentais: o financiamento público de campanha e o fortalecimento dos partidos políticos. “As pessoas precisam formar opinião sobre o conteúdo dos programas de governo dos candidatos e a reforma deve ocorrer nesses termos”, defendeu.

Audicéa Rodrigues, com informações do DP.
Do Recife