Maioria de estadunidenses rejeita deportações de imigrantes

A maioria dos estadunidenses prefere meios para conceder status legal aos imigrantes sem documentos ao invés das deportações em massa, segundo uma pesquisa divulgada esta semana no país.

Mexicanos deportados - Reuters

A pesquisa feita pela emissora de televisão a cabo CNN mostrou que, para 60% dos entrevistados, a máxima prioridade governamental sobre imigração devia ser o desenvolvimento de um plano em prol dos estrangeiros sem papéis que fazem parte da força de trabalho.

Segundo 26% dos entrevistados, a segunda alternativa era deter a passagem ilegal nas fronteiras e, para 13%, as deportações.

Segundo o estudo, 58% dos consultados está mais preocupado pelo regresso dos imigrantes a seus países de origem que por sua suposta criminalidade.

Entre os republicanos, 55% opõe-se às tentativas de deportar todas as pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, uma posição compartilhada por 86% dos democratas e 71% dos sem partido.

A pesquisa foi realizada pelo telefone com 1.025 adultos, de 1 a 4 de março e tem uma margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais.