Encontrado filme inédito do funeral de Josef Stálin

Douglas Smith, historiador estadunidense, encontrou um arquivo repleto de fotografias em um armário da casa onde vivia a viúva de um espião americano, o major Martin Manhoff, que trabalhou na embaixada dos EUA em Moscou de 1952 a 1954. Dentre as fotografias, há um rolo de filme com a cerimônia do funeral do secretário-geral do PC da URSS, Josef Stálin, em março de 1953. Outras fotografias mostram o cotidiano da União Soviética 7 ou 8 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

Arredores de Moscou, início dos anos 1950 - Martin Manhoff

O historiador, que reside na cidade de Seattle, autorizou a divulgação dos arquivos para a rádio Liberdade, que é mantida pela CIA e tinha como objetivo difundir contra-informação para o território dos países socialistas.

As imagens capturadas por Manhoff, do funeral, foram obtidas a partir de pontos de acesso próximo ao Kremlin, enquanto este trabalhava para a embaixada dos EUA, o que indica que a decisão tomada pelas autoridades soviéticas de deportá-lo como espião tinham sentido.

O filme original, que mostra algumas cenas filmadas a partir da sacada da embaixada americana em Moscou tem pouco mais de uma hora de duração, no entanto, a rádio da CIA exibe apenas 10 minutos de conteúdo.

Assista o filme: