Inserções do PCdoB no rádio e TV debatem o futuro do Brasil

No mês em que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemora 95 de sua fundação, vão ao ar nas emissoras de rádio e televisão de todo o país as inserções da propaganda comunista. A partir desta quinta-feira (16) e nos próximos dias 17, 29, 30 e 31 de março e no dia 1º de abril, as peças publicitárias serão exibidas com seis diferentes mensagens de 30 segundos cada. O programa de 10 minutos vai ao ar em cadeia de rádio e televisão na próxima terça-feira (21) de março. 

Por Eliz Brandão

PCdoB A cara e a coragem do Brasil

A apreensão dos comunistas com o futuro do Brasil e do povo brasileiro é o tema central da campanha de televisão e rádio do PCdoB.

“O Partido com a cara e a coragem do Brasil” continua sendo o slogan do PCdoB, que traz como novidade este ano o cenário da cidade de São Luís, no Maranhão, Patrimônio Histórico da Humanidade, e destaca a riquíssima cultura popular brasileira, com suas cores, sotaques e costumes diversos. Ao mesmo tempo, a propaganda denuncia os retrocessos impostos pelo sistema capitalista representado pelo governo ilegítimo de Michel Temer, e aponta como o melhor caminho para o Brasil um projeto nacional de desenvolvimento e uma perspectiva de futuro socialista.

A propaganda mostra a diversidade do Brasil e do PCdoB representado pelas lideranças comunistas, começando pela presidenta nacional do PCdoB, a deputada federal pernambucana Luciana Santos, que fala da luta dos comunistas para restabelecer a democracia no Brasil e denuncia as reformas antidemocráticas propostas pelo governo de Michel Temer. Na inserção, Luciana Santos defende que “é preciso retomar o caminho da igualdade, da solidariedade e da justiça social”.

Contra a Reforma Política de Temer

A baiana Alice Portugal, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, explica que a proposta de reforma política do governo Temer, que está em tramitação na Casa, é uma tentativa de acabar com os partidos de ideias e princípios, como o Partido Comunista do Brasil, o mais antigo do país, com 95 anos de história de lutas.

Na inserção, a vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali, critica a reforma da Previdência de Temer: “É uma tragédia”, diz, e destaca que tal medida penaliza o povo, prejudicando ainda mais as mulheres da cidade e do campo. Para Jandira, é preciso defender os direitos dos trabalhadores e “garantir um futuro justo e solidário para todos”.

Participação das mulheres

A inserção dedicada às mulheres é apresentada pela senadora do estado do Amazonas, Vanessa Grazziotin, que além de ser líder do PCdoB na Casa, é Procuradora da Mulher no Senado, e ressalta que as ações de incentivo e de promoção da participação da mulher na política é uma prioridade e uma bandeira de luta do PCdoB.

A inserção destaca que o PCdoB é o partido que tem, proporcionalmente, mais mulheres na Câmara dos Deputados e defende, através destes mandatos, um envolvimento mais efetivo das mulheres nos poderes de decisão. Este vídeo conta com parte das parlamentares do PCdoB, além da presidenta nacional da UNE, a jovem comunista Carina Vitral, que, na peça, “reconstroem o futuro” contra o retrocesso nos direitos do povo.

Maranhão

O governador do PCdoB, Flávio Dino, destaca nas inserções o seu contentamento em ver as mudanças que têm transformando a vida dos maranhenses e da importância de se investir em Educação. Cita como exemplo de gestão comunista os programas educacionais empreendidos pelo seu governo. “Estamos mudando muita coisa, mas isso é apenas o começo”, ressalta.


Produção

O comando da propaganda é da secretaria nacional de Comunicação do PCdoB. A campanha de rádio e televisão deste ano envolveu uma equipe de artistas, cineastas, diretores de fotografia, músicos, artistas populares, todos sob a direção de Ana Petta, Paulo Celestino e Vandre Fernandes.

Ana Petta explica como foi fazer uma campanha de televisão do PCdoB em um momento de grave crise política. Para ela, o seu objetivo foi tentar preencher o coração das pessoas com esperança. “O programa buscou, através de uma linguagem artística e política, falar sobre o difícil momento que estamos vivendo e apontar caminhos de transformação e luta", afirmou.