Lula, Dilma e Ciro vão reinaugurar obra do São Francisco neste domingo

O trecho leste da transposição do Rio São Francisco será, de fato, inaugurado pelos ex-presidentes Lula e Dilma, que vão ao município de Monteiro (Paraíba), no próximo domingo (19). Iniciada no governo Lula, a obra tinha mais de 80% concluída até o afastamento da presidenta Dilma, após o golpe contra seu mandato em abril do ano passado. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que foi ministro da Integração Nacional quando se iniciou a obra. também deve participar.

Lula Dilma e Ciro inicio das obras do São Francisco - Reprodução

Na última sexta-feira (10), Michel Temer inaugurou a obra sob os gritos de populares agradecendo os governo de Lula e Dilma e pedido de "Fora, Temer".

Constrangido, Temer tentou minimizar dizendo que ninguém poderia requerer o papel de “pai” da transposição. “Eu não quero a paternidade desta obra. Ninguém pode tê-la. A paternidade é do povo brasileiro e do povo nordestino. Vocês é que pagaram impostos ao longo do tempo, vocês é que permitiram que pudéssemos fazer grandes investimentos nessa obra, que cada vez mais está sendo festejada”, afirmou.

No palanque do governo, Temer também teve que ouvir do governador Ricardo Coutinho (PSB), o agradecimento aos dois ex-presidentes e a Ciro Gomes pela realização das obras. “Não poderia deixar de me reportar ao governo que Vossa Excelência (Michel Temer) fez parte, o governo da presidenta Dilma Rousseff. A presidenta foi responsável pelo pagamento de 70% dessa obra. […] É preciso relembrar as coisas a quem deixar de lembrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidente que iniciou essa obra”, disse o governandorem seu discurso.

A nova inauguração do trecho leste contará com a presença de lideranças dos movimentos sociais e pastorais e será realizado em data especial para os moradores da região: Dia de São José. Na crença dos sertanejos, quando chove nessa data, renovam-se as esperanças por dias mais chuvosos na região do semiárido nordestino.

O ato será aberto com uma cerimônia religiosa com o padre Djacy Brasileiro – defensor do projeto e organizador de diversos protestos pela transposição ao longo dos últimos anos.

O trecho inaugurado tem 217 quilômetros de tubulações e seis estações de bombeamento e também beneficia o estado de Pernambuco. As obras do Eixo Leste prometem levar água a 168 municípios dos dois estados, beneficiando 4,5 milhões de pessoas. Após a conclusão do Eixo Norte, que já tem 94,5% das obras concluídas, 12 milhões de nordestinos deverão ser alcançados pela transposição do São Francisco.