Gilmar Mendes diz que, mesmo cassado, Temer pode sair elegível no TSE 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse nesta segunda-feira (13) que Michel Temer (PMDB) poderá se manter elegível em 2018 mesmo após uma eventual cessação da chapa Dilma-Temer por irregularidades na eleição de 2014.

Gilmar-Mendes - Agência Brasil Antonio Cruz - Agência Brasil/Antonio Cruz

“Em tese o tribunal tem cassado a chapa mas ressalvado a inelegibilidade daquele que não teve participação [no ilícito]”, disse Gilmar Mendes, já inocentando Temer de qualquer acusação. Temer tem dito também que não tem interesse em se candidatar em 2018.

O ministro estava visivelmente incomodado com o assédio de jornalistas quando questionado sobre o caixa 2 nas campanhas eleitorais.

“Este tema já está até cansativo”, desconversou ele durante a coletiva de imprensa que concedeu durante sua participação num evento do TSE em São Paulo. Apesar da irritação em comentar o assunto, Gilmar Mendes fez questão de dizer que há uma diferenciação aos olhos da lei do caixa 2 com recursos oriundos de corrupção e daquele com dinheiro de origem legal.

Disse ainda que não há motivo para se falar em anistia de caixa 2, mas que a ameaça à estabilidade política do país pode pesar na decisão dos ministros no julgamento da chapa Dilma-Temer.

“Sempre se consideram essas questões. Não temos juízes de Marte. Temos juízes do Brasil e todas as circunstâncias levamos em conta”, disse ele. Será que os ministros não tiveram a mesma lógica ao analisar o golpe contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff?