Venezuela classifica como "insolentes" declarações de Aloysio Nunes

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, classificou como "insolentes" as declarações do recém nomeado chanceler brasileiro Aloysio Nunes sobre a Venezuela. Aplicando a política de desestabilização e de desrespeito à soberania dos povo, o tucano disse após sua posse, na última terça-feira (7), que o governo de Nicolás Maduro se transformou "em uma ditadura".

Delcy Rodriguez - Telesur

Em entrevista após sua posse, Aloysio Nunes afirmou que manteria a “linha crítica em relação ao governo de Nicolás Maduro”, presidente da Venezuela, cuja legitimidade questionou, afirmando que o governo teria se transformado “em uma ditadura”. Disse ainda que a chanceler Rodríguez "não tem muita importância nem mesmo em seu país", onde "o importante são os carcereiros".

“É repudiável e desprezível que um funcionário da ditadura do Brasil pretenda emitir juízo sobre a vigorosa democracia venezuelana", acrescentou a chanceler.

Rodríguez também afirmou que Aloysio Nunes, que tomou posse como chanceler após a renúncia do ex-ministro José Serra por motivos de saúde, “traiu o povo do Brasil e e se colocou a serviço das oligarquias golpistas e corruptas que se lançam contra o povo”, referindo-se à militância de esquerda durante a juventude do chanceler, que hoje é afiliado ao PSDB.

A ministra disse ainda que Aloysio "começou com o pé esquerdo” ao atacar a Venezuela. “Esta não é a diplomacia que os povos necessitam”, afirmou.