EUA financia partido de direita na Holanda

Segundo a mídia, o Partido da Liberdade holandês recebeu ajuda financeira dos EUA, que a uma semana das eleições no país é considerado como "influência de dinheiro americano".

Canal na cidade de Amsterdã

Segundo informações divulgadas pelo The New York Times, o Partido da Liberdade, que tem como líder o político Geert Wilders, foi financiado durante dois anos pelo escritor e político norte-americano David Horowitz, um notório apoiador de extrema-direita.

O jornal frisou que ele transferiu em 2015 para a conta do partido US$ 120 mil dólares, sendo esta a maior ajuda financeira prestada no ano em questão por uma pessoa física ao sistema político da Holanda.

Além disso, duas organizações não governamentais direitistas – Gatestone Institute, com sede em Nova York, e a filial norte-americana da International Freedom Alliance – pagaram as despesas com avião, hotel e outras de Wilders, quando ele visitou os Estados Unidos em 2016.

De acordo com as regras norte-americanas, o total da doação é bastante "pequeno", mas alguns holandeses avaliam tal ajuda como "influência americana e ameaça à soberania nacional", destacou o jornal.

Em particular, o representante do Partido Socialista, Ronald Raak, falou sobre doações estrangeiras aos oponentes do partido dele: "Trata-se de intervenção estrangeira à nossa democracia. Nós pensávamos que pessoas de outros países estariam interessadas na nossa política".