7 de março de 2017 - 19h01

Napoli e Juventus: rivalidade além das quatro linhas


Maradona e Platini, após partida entre Juventus de Turim e Nápoli, de Nápoles, nos anos 1980  Maradona e Platini, após partida entre Juventus de Turim e Nápoli, de Nápoles, nos anos 1980 
O Norte do país, mais rico e desenvolvido, contra o Sul, mais pobre e teoricamente atrasado. De acordo com a revistaThe Economist, a economia sulista encolheu o dobro da nortista em 2008, auge da crise que abateu o Velho Continente. E a revista vai além, dos 943 mil italianos que ficaram desempregados entre 2007 e 2014, 70% é do sul. O número de trabalhadores empregadores no sul da Itália é menor do que em qualquer outro país da União Europeia: 40%.

É certo que o abismo entre as regiões não vem de agora, e ai teríamos que retomar a história do país em períodos anteriores à recente formação da Itália como a conhecemos. Não é a intenção do texto. Voltemos ao futebol…

No início da temporada 2016/2017, que começa a chegar em suas partidas decisivas, o, agora ex-ídolo do Napoli, e argentino como Maradona, Higuaín, decidiu trocar Nápoles por Turim, e como o terceiro jogador mais caro da história vestiu a camisa alvinegra da Juventus. O que provocou a ira dos napolitanos.

Nos próximos dias, as equipes se enfrentarão duas vezes na casa do Napoli. Uma pela Campeonato Italiano, que aliás os napolitanos são os únicos do Sul que já conquistaram o scudetto em mais de 100 anos de competição, e a outra partida é válida pela Copa da Itália, na partida de ida deu Juve, 3 a 1. Mas os napolitanos vão com tudo em busca da vaga na final.

Não deu pra entender a proporção da rivalidade? Não tem problema. Assista ao vídeo abaixo e vai entender. Um site de torcedores do Napoli contratou um ator e vestiu o figura com a camisa dos bianconeri da Juventus. Confira a recepção que o moço encontrou pelas ruas de Nápoles, e que deve ser a mesma que aguarda a equipe de Turim assim que os jogadores pisarem no Sul da bota.




*Jornalista e coordenador do Coletivo Futebol, Mídia e Democracia do Barão de Itararé

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais