CTB: É preciso denunciar precariedade em que vive a mulher negra

O Mapa da Violência 2015 constatou que entre os anos de 2003 e 2013, o assassinato de mulheres negras aumentou 54,2% no Brasil. “O fato mostra a necessidade de se fazer o recorte racial até nas comemorações do 8 de março (Dia Internacional da Mulher)”, afirma Mônica Custódio, secretária da Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Mulher e criança negras - Reprodução da Internet

Segundo a sindicalista, os índices exorbitantes de violência contra as mulheres negras mostram que estão ocorrendo mais denúncias. “A nossa dor antes era invisível, começou a ganhar visibilidade na última década”, por isso, esses números assustadores.

 
Além do crescimento de 54% de assassinatos em 10 anos, o Ministério da Saúde verificou que mais de 59% dos registros de violência doméstica no Ligue 180 foram feitos por mulheres negras em 2015. 
 
Elas são as maiores vítimas também da mortalidade materna (53,6%) e de violência obstétrica (66%), segundo levantamento da Fiocruz em 2014. Já o Dossiê Mulher 2015 mostra que mais de 56% das vítimas de estupro no Rio de Janeiro são negras.
 
De acordo com Custódio (na foto ao microfnne) isso ocorre porque, “nós vivemos em condições de vulnerabilidade, sem a presença do Estado e de políticas públicas”. Ela explica ainda que embora tenham ocorrido melhorias, a situação ainda é difícil.
 
Para ela, as políticas públicas criadas nos governos Lula e Dilma, as mulheres negras buscaram mais estudo para aprimorar-se e ter oportunidade de vida melhor.
 
“As estatísticas comprovam que as mulheres passaram a estudar e se dedicar mais no aprimoramento de sua mão de obra. As negras sabiam que tinham que ir ainda mais fundo para ter alguma possibilidade de condições iguais no mercado”, conta.
 
Mas os salários não subiram. As mulheres negras ainda enfrentam mais dificuldades para se recolocarem no mercado de trabalho e sofrem mais discriminação.
 
“O movimento sindical precisa acordar para essa disparidade e encampar para valer as lutas por igualdade de gênero e raça”.Elas ganham 40% a menos do que o homem branco.
 
Ela explica que as mulheres negras vivem num “abismo social” e vêem sues filhos morrerem muito jovens e de forma violenta todos os dias e “sofrem por não poderem fazer nada”.
 
Por isso, “estaremos nas ruas lutando pela igualdade de gênero e racial. Queremos pôr fim ao esmagamento diário do qual somos vítimas”. A campanha das mulheres corre o mundo e elas prometem parar no dia 8 contra a violência e as reformas da previdência e trabalhista.