Cientistas revelam mais fatos sobre a "era do homem" na Terra

Os geólogos anunciaram o início do antropoceno, a "era do homem" na Terra, se baseando na descoberta de duas centenas de minerais.

Mineral abcurita, produto da atividade humana no planeta

Segundo artigo publicado na revista American Mineralogist, o homem participou na formação destes minerais.

Segundo Robert Hazen, cientista do Instituto Carnegie em Washington, EUA, entre mais de cinco mil minerais da Terra há 208 tipos que direta ou indiretamente foram criados pelo ser humano a partir de meados do século 18.

Há já mais de 50 anos que os cientistas falam a respeito da chegada do antropoceno, a nova era em que o homem começou dominando no nosso planeta. A consequência disso foi a extinção rápida de animais e mudanças irreversíveis nos ecossistemas causadas pelas atividades humanas.

Mas os geólogos usam dois critérios formais de divisão em épocas históricas – a presença de sinais de mudanças a longo prazo e a presença de sinais de mudanças rápidas globais.

Um exemplo disso são os sedimentos na fronteira entre os períodos cretáceo e cenozoico que conservaram os traços da queda de um meteorito. Esse meteorito exterminou os dinossauros e causou mudanças globais na Terra. Tais sedimentos são chamados de "cavilhas de ouro".

Hazen e a sua equipe encontraram muitas dessas "cavilhas" que se formaram em um período muito curto e podem ser encontradas nas camadas do fundo do Mediterrâneo, nas minas do Canadá e em outras regiões do mundo onde o homem dominou.

Segundo os cientistas, a humanidade começou deixando seus rastros na "cronologia geológica" da Terra há três séculos. Além disso, foi descoberta uma grande variedade de rastros geológicos da humanidade – por exemplo, minerais marinhos que são o resultado da decomposição de elementos metálicos de navios no fundo do mar.

Levando em consideração o acima mencionado, os autores do artigo chegam à conclusão que o antropoceno começou realmente e que os nossos descendentes ou "visitantes" de outros planetas poderão encontrar seus vestígios nas entranhas da Terra.