Contag: proposta de reforma da Previdência exclui trabalhador do campo

"Criar uma contribuição individualizada se contrapõe a natureza do campo", declarou Evandro Morello, assessor da área da Previdência Social da Contag, Evandro Morello. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o dirigente afirmou:"A reforma do jeito que está exclui o trabalhador rural e isso vai impactar nos custos dos alimentos”.

Trabalhador Rural Contag - Contag

A proposta de reforma da previdência apresentada por Michel Temer obriga homens, mulheres, trabalhadores rurais e urbanos (não importa qual seja a ocupação) a se aposentarem apenas quando completarem 65 anos. O texto também aplicará ao trabalhador rural uma contribuição específica para a Previdência.

De acordo com Pascoal Carneiro, dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), os rurais pagam atualmente impostos que incidem sobre a safra da agricultura familiar vendida no Brasil. Além disso, 2% são repassados para o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Evandro sinalizou ao Valor que a Contag tem disposição de dialogar sobre uma alteração na contribuição existente.

Em contraposição à contribuição a ser criada, Evandro lembrou ainda que “a renda do trabalhador é variável e sujeita, por exemplo, à quebra de safra”. O que pode ocorrer por questões climáticas, por exemplo. Neste ano, a região nordeste pode entrar em seu sexto ano consecutivo de seca, iniciada em 2012.

A Contag tem atuado ativamente nas audiências públicas no Congresso e na comissão especial que trata da reforma. Através dos sindicatos filiados, a entidade tem realizado manifestações e audiências em todo o Brasil para contestar a proposta de reforma.