Racistas que invadiram festa nos EUA são condenados à prisão

Um casal foi condenado a prisão por racismo na cidade de Atlanta (EUA). Jose "Joe" Torres terá que ficar 13 anos preso e Kayla Norton, seis anos. No dia 25 de julho de 2015, com mais outras 12 pessoas, invadiram uma festa de aniversário de uma criança negra que completava 8 anos.

Jose Ismael Torres e Kayla Rae Norton - AP

Eles vieram em caminhões e gritavam insultos racistas. Também portavam bandeiras dos Confederados, que foi usada na Guerra Civil nos Estados Unidos, quando os Estados rebelados lutaram para manter a escravidão no país. Desde então a bandeira é associada a movimentos de extrema direita no país.

Segundo o promotor do caso, Torres ainda apontou uma arma para os familiares que participavam da festa e disse que iria matá-los.

De acordo com a polícia, o casal era membro de um grupo chamado "Respect the Flag", formado por racistas que defendem a "supremacia" branca. Na internet, foram localizadas mensagens dos integrantes do grupo discutindo participação em comícios da Ku Klux Klan e ataques aos negros.

Torres e Kayla são as últimas das 15 pessoas acusadas de participação no episódio a serem condenadas. Apenas quatro foram acusadas de delitos graves; outros dois se declararam culpados e estão cumprindo uma pena mais leve.