Preferimos pontes a muros, defende presidente do Peru a Trump

O presidente do Peru afirmou estar interessado na livre circulação legal de pessoas, lembrando que “a emigração latina para os Estados Unidos contribuiu para rejuvenescer a população”, entre outros benefícios. "Enfatizei isso a Trump. Preferimos pontes a muros", disse o político, que, no passado, chegou a comparar o projeto do republicano ao Muro de Berlim.

Pedro Pablo Kuczynski presidente do Peru e Donald Trump - Agência EFE

"Conversamos sobre os imigrantes peruanos que vivem hoje nos EUA, e expliquei que muitos deles migraram por problemas que tivemos no Peru no passado, como o terrorismo. Acredito que ele entendeu", disse o líder, garantindo que seus cidadãos "cumprem a lei" no território norte-americano. Cerca de 2 milhões de peruanos vivem fora do país, dos quais mais de 1 milhão estão nos Estados Unidos.

Segundo o presidente peruano, a conversa com Trump na Casa Branca foi "cordial e construtiva" e foram discutidos "temas de interesse comum, como comércio, imigração, problemas na América Latina e a possibilidade de uma relação muito boa com os EUA". Trump, por sua vez, havia declarado antes do encontro que receber Kuczynski é uma grande honra e que o Peru é um "ótimo vizinho". "Temos um ótimo relacionamento, melhor do que nunca", disse.

No âmbito comercial, Trump voltou a afirmar momentos antes de se reunir com Kuczynski que os acordos comerciais assinados pelos EUA são prejudiciais para os interesses nacionais. O presidente peruano, por sua vez, defendeu o livre comércio nas Américas e no resto do mundo, apontando que os EUA têm um superávit com o Peru, que também compra “muitas coisas dos Estados Unidos”. Atualmente, os EUA representam o segundo mercado de exportação do Peru, com quem mantêm um acordo de live comércio há mais de 10 anos.

O republicano também disse que o Peru comprará alguns veículos militares dos EUA. "São grandes veículos. Acabo de vê-los. E os senhores estão os testando. Usem eles bem", afirmou o presidente dos EUA, sem dar mais detalhes sobre a negociação.