Trabalhadores rurais protestam contra reforma da Previdência no Sul

Nem chuva que chegou, em meio a rajadas de sol, impediu que mais de 12 mil pessoas saíssem às ruas – desta vez em Santa Rosa – para participar da manifestação contra a reforma previdenciária. O ato aconteceu na manhã de quinta-feira (23) e foi promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio grande do Sul (Fetag-RS) e Macrorregional Santa Rosa ocorreu durante o 7° Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste. 

Atos da Fetag RS contra reforma da previdencia em santa rosa - Fetag-RS

Há dois dias, na manifestação em Santa Cruz do Sul, outras dez mil pessoas mostraram sua indignação e revolta com a proposta de reforma da Previdência Social apresentada pelo governo federal.

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, destacou que nos últimos dias o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) mostrou à sociedade gaúcha e brasileira que não aceitará a reforma da previdência da forma como o governo está pretendendo fazer, isto é, retirando direitos dos trabalhadores, conquistados lá em 1988 com a Constituição Federal. O governo quer elevar a idade da aposentadoria para 65 anos do homem e da mulher (hoje é 60 anos para o homem e 55 para a mulher) e aumentar o tempo de contribuição da atividade rural em dez anos, passando de 15 anos para 25 anos.

Além disso, continua Joel, a forma de contribuição igualmente seria modificada. Em vez de pagar 2,1% sobre a comercialização da produção do grupo familiar, passaria a ser mensal e individual, com valor determinado por lei. “Estamos satisfeitos com o comparecimento dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, além de diversos parlamentares e entidades, todos unidos para impedir essa reforma insana proposta pelo governo federal”, completou o dirigente.

Para Sérgio de Miranda, secretário de Políticas Agrícola e Agrária da CTB e 2º vice-presidnete da Fetag, o ato demonstrou a reação da sociedade, sobretudo, dos trabalhadores rurais. "Trabalhadores rurais e urbanos estão reagindo a essa proposta absurda e maléfica da reforma Previdência. Só essa semana fizemos duas grandes mobilizações aqui no Rio Grande, que reuniram milhares de pessoas. E a cada dia, vemos cada vez mais mais trabalhadores se agreram a essa luta que é de toda a sociedade", afirmou Sérgio de Miranda..

Várias lideranças e parlamentares se manifestaram, entre eles os deputados federais Heitor Schuch, Elvino Bohn Gass, Dionilso Marcon, Pompeu de Mattos, o presidente da Assembleia Legislativa, Edgar Preto, Elton Weber, Jeferson Fernandes, e representantes de Marco Maia e Adroaldo Loureiro, o presidente da FETAR, Nelson Wild, além de prefeitos da região e representações da CTB-RS, CUT, OAB, CPERS, Federação dos Municípios do RS, Comitê Sindical e Popular Contra a Reforma, Sindicato dos Metalúrgicos, Câmaras de Vereadores, entre outras.