Ação policial ataca frequentadores da Cracolândia com bombas e gás

A Força Tática da Polícia Militar paulista atacou nesta quinta-feira (23) dependentes químicos frequentadores da chamada Cracolândia, na Luz, centro de São Paulo, com balas de borracha, cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. Há relatos de feridos, inclusive os fotógrafos Dario Oliveira e Marcelo Chello. Oliveira foi ferido por arma de fogo na perna esquerda, mas ainda não se sabe de onde partiu o disparo. Ele está sendo atendido na Santa Casa de Misericórdia.

Ação policial ataca frequentadores da Cracolândia com Bombas e gás - Mídia Ninja

Atacados com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, os frequentadores da Cracolândia revidaram com pedras e atearam fogo em lixo e entulho. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também estão no local dando apoio à ação da PM. Há dezenas de policiais, viaturas e helicóptero no local. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) não informou o motivo da ação policial na  área.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ação começou quando cerca de 300 pessoas se aglomeraram e começaram a atear fogo em lixo e arremessar pedras e outros objetos contra a PM. A polícia agiu para conter a confusão e foi solicitado apoio da Força Tática e da Guarda Civil Metropolitana. 

Já o coordenador da Pastoral do Povo da Rua, padre Júlio Lancellotti, diz que a ação policial se iniciou sem aviso. “Mais uma vez a polícia trata os irmãos de rua como lixo, como bandidos. Não há justificativa para essa violência, é somente mais uma limpeza”, afirmou.