Blocos estudantis vão ocupar as ruas com festa e resistência

O carnaval é tempo de festa, mas também de resistência. Os blocos estudantis vão ocupar os espaços públicos, avenidas e ruas com muita alegria e palavras de ordem também.

Blocos estudantis vão ocupar as ruas com festa e resistência - Reprodução

Em Pernambuco, terra famosa pelo seu carnaval de rua, o bloco “Seu Cuca é Nóis” faz da festa um ato político, popular e comprometido com a luta estudantil e dos trabalhadores. Por isso já levantou questões como aumento de tarifa e a luta contra o machismo.

O tradicional desfile vai sair em 2017 pelo 13º ano e tomará as ladeiras de Olinda na segunda-feira (27). A concentração será a partir das 14h, em frente à Biblioteca Pública da cidade.

“É por entender o carnaval como um dos maiores, talvez o maior, evento artístico cultural do nosso Estado que vemos a necessidade de irmos à rua nesse período também. Nosso tema esse ano é ‘Fora Temer – Diretas Já’”, destacou o coordenador do Bloco e integrante do Cuca da UNE, Phillipe Ricardo.

Para ele não dá pra brincar o carnaval como se nada estivesse acontecendo em nosso país. “O legal é que os estudantes secundaristas, o UMES Folia se juntaram a nós ano passado e vão sair pela segunda vez junto com o bloco do CUCA esse ano”, destacou.

Ainda no Nordeste, em Salvador (BA), outra capital famosa pelo carnaval, este ano acontece a 4° edição do “Bolinho do Estudante”. O desfile será no domingo (26), a partir das 14h, no Circuito Barra Ondina.

“O Bolinho de Estudante é um movimento das entidades estudantis baianas que pretende estar presente nas principais manifestações populares do estado. A ideia é colocar o nosso bloco na rua sempre pensando na democratização do Carnaval. Este é o 3° ano no Carnaval. Estivemos uma vez também na Parada Gay”, conta a presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Nágila Maria.

Este ano, o desfile do Bolinho será à fantasia e na concentração haverá um “adereçaço”, com maquiadores e distribuição de adereços carnavalescos. Durante o percurso um dançarino profissional e uma equipe de agitação vão garantir a animação dos estudantes.

Em São Paulo, o bloco dos secundaristas “Caras Pintadas”, da União Municipal de Estudantes (UMES), sai pelas ruas nesta terça-feira (21), às 17h, de frente da sua sede (Rua Rui Barbosa, 323) e marcha pelas ruas adentro do bairro do Bixiga sob o comando dos Foliões da Pauliceia. A marchinha também vai pedir um animado Fora Temer.

“Chegou a hora/ oh! Minha gente/ hoje a cobra há de fumar/ sem temer, aí/ porque o cara de mordomo vai cair/ tou na rua sou da luta/ de “cara pintada” a clamar/ os metralhas do Planalto/ com a Previdência querem acabar/ entregaram nosso ouro negro/ tudo só vai piorar/ fora Temer! É o povo querendo mudar”.

Serviço: 

São Paulo

Bloco UMES Caras Pintadas

Quando? Terça-feira (21) a partir das 17h.

Onde? Rua Rui Barbosa, 323, no bairro do Bixiga em São Paulo (SP).

Salvador

Bolinho do Estudante

Quando? Domingo (26) a partir das 14h.

Onde? Circuito Barra Ondina em Salvador (BA).

Olinda

Bloco Seu Cuca é Nóis e UMES Folia

Quando? Segunda-feira (27) a partir das 14h.

Onde? Em frente a Biblioteca Municipal em Olinda (PE).