Vanessa lembra que Moraes foi contra ministro de Estado ir para o STF

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que o principal argumento contra a indicação de Alexandre Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF) foi dado por ele próprio, quando defendeu que um ministro de Estado não pudesse ser indicado pelo presidente a uma vaga no STF.

Vanessa sabatina Moraes - Agência Senado

"Não era a hora e pegar alguém da cozinha e indicar alguém para compor o Supremo Tribunal Federal", disse a senadora. Em resposta, Moraes repetiu que era apenas uma sugestão acadêmica.

"Aqui mesmo nesse debate já surgiram propostas diversas daquela que formulei e sei que há outras propostas. Cada proposta tem algumas fórmulas diferenciadas. Não é possível dizer se a proposta A, B ou C é a melhor", justificou Moraes.

Operação Acrônimo

A senadora também questionou Moraes sobre a citação do seu nome na Operação Acrônimo. Ele teria recebido como advogado pagamentos de uma empresa investigada na operação que apura um esquema de financiamento ilegal de campanhas eleitorais em Minas Gerais.

Vanessa comparou a situação de Moraes à do ex-ministro José Dirceu, que está preso por conta de contratos suspeitos. Ela reforçou que era a oportunidade do ministro explicar os motivos que deram origem a tal informação, que ainda está sob sigilo, já que ele pode se tornar minsitro da Suprema Corte. 

"Não há nenhuma investigação por um simples motivo: Não há nada ilícito", diz Moraes, Segundo ele, tudo não passa de uma invenção da imprensa.