Centrais e Dieese iniciam debates sobre reforma da Previdência

A 13ª Jornada Nacional de Debates, realizada pelo Dieese em parceria com as centrais sindicais brasileiras, terá seu primeiro evento nesta quinta-feira (23) no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo. O encontro será aberto ao público e vai inaugurar um circuito de palestras pelo país. As inscrições para a inauguração da Jornada podem ser feitas gratuitamente até esta quarta-feira (22) através deste formulário online

Ato das Centrais na Paulista em defesa do emprego - Railidia Carvalho

Como tema, os pesquisadores escolheram abordar a Reforma da Previdência, apresentada pelo governo Temer pela PEC 287. Passado o Carnaval, diversos técnicos do Dieese viajarão por todos os estados brasileiros entre os dias 7 e 14 de março, realizando debates e apresentando estudos (inclusive o megadocumento do professor Eduardo Fagnani) para o público sindical. O objetivo é expor os equívocos nos argumentos da atual proposta.

 
Para Eduardo Navarro, membro da Direção Executiva da CTB e um dos organizadores do ciclo de debates, os dirigentes devem dar importância máxima à Jornada. “É necessário que todos os sindicatos participem desse debate e se instrumentalizem para discutir com os trabalhadores. As mentiras que escondem o desmonte da Previdência impõem uma luta brava adiante, temos que estar preparados”, explicou.
 
Ele enxerga ainda uma segunda oportunidade nesses encontros estaduais: a possibilidade de articulação para as manifestações e paralisações do dia 15 de março. “Nós temos aí outro Dia Nacional de Paralisações contra as reformas da Previdência e trabalhista, e a participação vai ajudar a organizar, junto com as outras centrais, os esforços para que a gente barre esses ataques.”
 
A Jornada Nacional de Debates é um evento intersindical, solicitado pelas centrais a cada ano para esclarecer aos dirigentes os temas mais relevantes do momento. Além da CTB, integram-se ao ciclo de palestras representantes da CUT, da Força Sindical, da CGTB, da CSB, da CSP-Conlutas, da Intersindical, da Nova Central e da UGT. “A CTB é uma das mentoras da jornada, ajudou na organização do evento e tem ajudado do ponto de vista de convocar os sindicatos para participarem ativamente nos estados”, explicou Navarro.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone 0800-77-33-11.