Resultados parciais apontam segundo turno nas eleições do Equador

Com 87,2% das urnas apuradas até o momento, o candidato governista Lenín Moreno tem dez pontos de vantagem sobre seu principal concorrente e contabiliza 39,09% dos votos. Em segundo lugar está o banqueiro Guillermo Lasso, com 28,28%. Se até o final da apuração o cenário permanecer assim, os candidatos da Aliança País e Creo, respectivamente, devem disputar a presidência no segundo turno, em 2 de abril.

Lenin Moreno e Guillermo Lasso - Efe/Divulgação

A candidata do Partido Social Cristão, Cynthia Viteri, ocupa o terceiro lugar com 16,36% dos votos. Mais de 12 milhões de equatorianos foram às urnas neste domingo (19) para escolher o novo presidente, 137 deputados e 5 representantes do Parlamento Andino.

Os resultados oficiais foram divulgados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) do Equador às 8h33 desta segunda-feira (horário local, 6h33 em Brasília). O presidente do CNE, Juan Pablo Pozo, destacou que, devido à disputa acirrada, foi decidido não apresentar uma projeção de contagem rápida, e sim resultados parciais. "Utilizar uma ferramenta de contagem rápida seria irresponsável, devido à margem de erro" em uma disputa com "resultados tão apertados", afirmou.

Esta é a primeira disputa, em dez anos, sem a participação de Rafael Correa que encabeçou a Revolução Cidadã. O ex-presidente Lenín Moreno representa a continuidade deste projeto. Após os primeiros resultados que mostravam sua larga vantagem sobre os demais, falou neste domingo que a revolução “não será parada por ninguém”.