Milhares exigem que Espanha acolha mais refugiados

Marcha em Barcelona acusa governo de não cumprir promessa de acolhimento e pede mais solidariedade com pessoas em fuga de guerras e conflitos.

Marcha em Barcelona a favor dos refugiados

Cerca de 160 mil pessoas participaram neste sábado (18) em Barcelona de uma manifestação a favor do acolhimento de mais refugiados pela Espanha, segundo cálculos da polícia. Os organizadores falaram em 300 mil pessoas.

O centro de Barcelona foi tomado por uma multidão a partir das 16 horas, quando dezenas de milhares de pessoas se concentraram e transbordaram os limites da praça Urquinaona, local do início da marcha.

A marcha, organizada sob o lema "Queremos acolher", foi apoiada pela maioria dos partidos políticos catalães, sindicatos e numerosas organizações da sociedade civil. Ela saiu do centro da cidade e se deslocou até a costa do Mediterrâneo, percorrendo um trajeto simbólico, já que muitos refugiados morreram no mar.

Os participantes querem que o governo em Madri acolha mais pessoas que chegam à Europa em fuga de conflitos nos seus países de origem, como a Síria. Eles acusaram o governo de não cumprir a promessa, feita em 2015, de permitir a entrada de 17 mil refugiados na Espanha em dois anos. No período, o país acolheu apenas 1.100.

Muitos exibiram cartazes com dizeres como "Chega de desculpas", "Chega de mortes" e "Vamos abrir as fronteiras". A prefeita de Barcelona, Ada Colau, que também se uniu à marcha, disse esperar que a capital catalã "se converta na capital da esperança, da defesa dos direitos humanos e da paz".