Mundo

16 de fevereiro de 2017 - 18h25

Para Xi Jinping comunistas devem combater privilégios especiais


O presidente da China, Xi Jinping, faz declarações em um discurso pronunciado na sessão de abertura de um seminário sobre a 6ª Sessão Plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), O presidente da China, Xi Jinping, faz declarações em um discurso pronunciado na sessão de abertura de um seminário sobre a 6ª Sessão Plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh),
Xi fez estas declarações em um discurso pronunciado na sessão de abertura de um seminário sobre a 6ª Sessão Plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), de que participaram altos funcionários provinciais e ministeriais.

A sessão de abertura foi presidida pelo primeiro-ministro Li Keqiang. Outros líderes, como Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli, também estiveram presentes.

Xi, que também é secretário-geral do Comitê Central do PCCh e presidente da Comissão Militar Central, disse que a implementação das decisões do plenário terá uma importância alargada e profunda tanto para o Partido como para o socialismo com características chinesas.

Xi pediu que os quadros dirigentes "construam uma cerca" contra os privilégios especiais para evitar que eles mesmos e aqueles que estão a sua volta comentam abuso de poder.

Os funcionários dirigentes devem usar seu poder de maneira "imparcial, cautelosa e legal", disse Xi em seu discurso.

O Comitê Central do PCCh realizou o seminário para ajudar os altos funcionários provinciais e ministeriais a entender dois documentos que foram aprovados na sessão plenária do ano passado: um sobre as normas da vida política dentro do Partido na nova época, e um regulamento sobre a supervisão dentro do Partido.

"Os funcionários dirigentes devem fortalecer sua capacidade política, firmar seus ideais políticos, manter sua direção política, ser firmes em sua posição e obedecer estritamente às regras políticas", disse Xi, destacando que eles devem enriquecer sua experiência política e ajustar sua capacidade política com os cargos que têm.

Xi disse que defender a autoridade do Comitê Central do PCCh com respeito rigoroso às ordens e regras está relacionado com o futuro e o destino do Partido e da nação, assim como com os interesses fundamentais de toda as pessoas do país.

Xi pediu que todos os membros do Partido estejam mais conscientes da necessidade de defender a integridade política, manter em mente o panorama mais amplo, seguir o PCCh como o núcleo da liderança chinesa e atuar consistentemente com a política do Comitê Central do PCCh.

Salvaguardar a autoridade do Comitê Central do PCCh e a liderança centralizada e unificada está de acordo com o centralismo democrático, enfatizou Xi.

O Partido dá grande importância à democracia dentro do Partido, pois as principais decisões foram tomadas depois de processos rigorosos e foram informadas por opiniões e sugestões amplas, disse Xi.

Fortalecer e regular a vida política dentro do Partido requer a direção política correta e avança com os tempos, assinalou Xi, que também enfatizou os princípios da vida política e seu espírito de aderir firmemente à verdade e retificar os enganos.

O desenvolvimento autônomo é a característica mais distintiva do Partido, e sua maior vantagem, porque o PCCh não tem interesse próprio, exceto o interesse do país, da nação e do povo, indicou Xi.

O presidente chinês disse que os funcionários dirigentes, especialmente os que ocupam altos cargos, devem fortalecer sua autodisciplina, ser discretos quando estiverem sozinhos e em assuntos pequenos. Devem garantir que suas palavras e ações se ajustem aos estatutos do Partido e representar o espírito do Partido em tudo o que façam.

Xi pediu o estudo completo dos dois documentos adotados na sessão chave do PCCh, que foram desenhados para abordar contradições e problemas pendentes dentro do Partido.

No seminário, Xi enfatizou que as organizações do Partido de todos os níveis devem melhorar as inspeções e garantir a responsabilização. Também sublinhou que os quadros de alto escalão devem tomar a iniciativa no cumprimento do código de conduta do Partido.

Li Keqiang pediu que os funcionários dirigentes defendam a autoridade do Comitê Central do PCCh, melhorem a vida política dentro do Partido e trabalhem para construir um ambiente político mais honesto.

Li assinalou que os quadros dirigentes devem unir-se estreitamente ao redor do Comitê Central do PCCh com o camarada Xi Jinping como núcleo, impulsionar a reforma e o desenvolvimento, trabalhar arduamente, e receber o 19º Congresso Nacional do PCCh com lucros em todos os setores.


Fonte: Diário do Povo

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais