Justiça absolve Vaccari e outros quatros em ação da Bancoop

A Justiça de São Paulo absolveu cinco acusados de envolvimento em desvios da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), entre eles o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que atuou como diretor administrativo e financeiro da cooperativa.

Vaccari - Agência Brasil

Também foram absolvidos Ana Maria Érnica, Leticya Achur Antonio, Tomás Edson Botelho Fraga e Henir Rodrigues de Oliveira. o Ministério Público (MP-SP) denunciou os acusados pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica. A decisão foi proferida no dia 8 de novembro do ano passado.

Em sua decisão, a juíza Cristina Ribeiro Leite Balbone Costa afirmou em sua decisão que alguns fatos descritos na denúncia não foram demonstrados. “Desde logo se assenta que não foi especificado qual a informação omitida, nem quais os balanços e muito menos quais seriam as ‘contas, balanços e outro documentos’ que constituiriam a própria materialidade do pretenso delito”, disse a magistrada, referindo-se a uma das acusações (falsidade ideológica).

De acordo com a juíza, “não há elementos suficientes que autorizem o reconhecimento do crime autônomo de quadrilha ou bando”. “Não foi possível concluir houvessem juntos concorrido para a prática de crimes de estelionato e ante a míngua de demonstração da coautoria imputada quanto à prática dos crimes de estelionato, tampouco é possível admitir-se que estivessem eles associados entre si e com terceiras pessoas para praticar crimes, de forma a autorizar o reconhecimento da quadrilha.”

A decisão é de Primeira Instância e cabe recurso do Ministério Público, que foi apresentado no dia 23 de janeiro.

De acordo com o banco, as acusações "não têm base de sustentação". "De toda forma, a Bancoop estará, como sempre esteve, à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos", diz o banco.