Com pacote de reformas, rejeição a Temer sobe para 62%, diz pesquisa

A reprovação ao governo de Michel Temer aumentou sete pontos percentuais de outubro para cá, segundo pesquisa realizada pelo instituto MDA por encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A rejeição ao presidente usurpador subiu de 51,5% em outubro para 62%. Enquanto isso, na pesquisa de intenção de voto, o ex-presidente Lula lidera nos três cenários propostos para o primeiro turno, com percentuais de 30,5% a 32,8%, e segundo turno.

michel temer - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a pesquisa, 44% avaliam de forma negativa a administração do golpista, sendo que em outubro eram 37%. Outros 39% consideram regular (eram 36%) e 10% os que avaliam como positivo (contra 15% no levantamento anterior).

A pesquisa revela que a reprovação a Temer cresce desde sua posse, após o golpe contra o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff. Em junho, eram 40% os que reprovavam o presidente, depois subiu para 51% e agora chega a 62%. A aprovação caiu de 34% em junho para 32% em outubro e para 24% na pesquisa deste mês.

Lula

Para tristeza de Temer e aliados, mesmo com o bombardeio diário da factoides, ilações e ataques de ódio, o ex-presidente Lula lidera na pesquisa de intenção de voto espontânea. E, diferentemente de Temer, vem subindo a aprovação de seu nome: de 11,4% para 16,6%, no período.

Com dez pontos percentuais de diferença, aparece Jair Bolsonaro (PSC), que subiu de 3,3% para 6,6%. Todos os demais nomes mencionados na declaração de voto espontânea tiveram queda. Aécio Neves (PSDB), com 2,2%; Marina Silva (Rede), com 1,8%; Michel Temer (PMDB), com 1,1%; Dilma Rousseff (PT), com 0,9%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 0,7%; e Ciro Gomes (PDT), com 0,4%.

Lula lidera em todos os três cenários propostos para o primeiro turno, com percentuais de 30,5% a 32,8%. Marina Silva e Jair Bolsonaro aparecem nos três cenários, enquanto Aécio Neves e Geraldo Alckmin são apontados como candidatos do PSDB.

Marina, Bolsonaro, Aécio e Alckmin aparecem empatados tecnicamente, pela margem de erro, em todos os cenários. Marina varia entre 11,8% a 13,9%. Bolsonaro vai de 11,3% a 12%. Aécio varia de 10,1% a 12,1%. Alckmin tem 9,1% no cenário em que seu nome foi apresentado.

Assim como massa de pão, que quanto mais bate, mais cresce, Lula liderou as simulações de segundo turno. Em outubro, ele vencia apenas em uma simulação contra Michel Temer. No levantamento atual, Lula venceria Aécio por 39,7% a 27,5%, bateria Marina por 38,9% a 27,4% e derrotaria Temer por 42,9% a 19%.