Temer discute estratégia para camuflar a operação “estancar Lava Jato”

De acordo com a colunista Andréia Sadi, do G1 da Rede Globo,  o governo de Michel Temer PMDB) discute uma estratégia para tentar camuflar a atuação para estancar a Lava Jato. A discussão veio depois do desgaste envolvendo a nomeação de Moreira Franco, citado por delatores, como ministro, dando foro privilegiado ao aliado.

Temer e Alexandre de Moraes - Agência Brasil/Antonio Cruz

Ainda de acordo com a colunista, Temer quer estabelecer uma “linha de corte para os envolvidos na Lava Jato: quem for citado, não sai do governo. Se for alvo de denúncia, está fora”.

Segundo a colunista, Temer vai tentar emplacar a ideia de que não está nem aí para a Lava Jato, porque sua preocupação é com a economia.

Além disso, para conter a rejeição, o governo vai dizer que não apoia a pauta sobre anistia ao caixa 2 dos partidos, que voltou a ser estudada pelo Congresso e que foi defendida abertamente pelo presidente da Comissão de Constituição de Justiça do Senado e seu correligionário, Edison Lobão (PMDB-MA), na semana passada.

Mas o botão do pânico de Temer foi acionado porque, segundo fontes da coluna Painel da Folha de S. Paulo, pesquisa encomendada pelo próprio Palácio do Planalto sobre a reforma da Previdência mostrou ampla rejeição às medidas propostas pelo governo.

A ampla maioria dos entrevistados manifestou-se contra a exigência de 49 anos de contribuição para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria integral.

O resultado da pesquisa tem peso na posição dos parlamentares que já não estão dispostos a apoiar as medidas.