Presidente da Irlanda visita zona de transição das Farc

O presidente da Irlanda, Michael Higgins, é o primeiro chefe de Estado a visitar uma zona de transição das Farc, na Colômbia. Ele conheceu uma das áreas destinadas aos guerrilheiros deixarem as armas e ingressarem na vida civil neste domingo (12).

Michael Higgins - Divulgação

“A visita do presidente Higgins é a primeira de um chefe de Estado em uma zona de desmobilização das Farc, a Irlanda apoia o processo de paz”, afirmou a equipe da presidência em conta oficial no Twitter.

Higgins visitou a área localizada no município de Anorí, no Noroeste do país. “É um privilégio estar aqui e presenciar estes passos muito necessários em uma viagem não só para a paz, mas também para todos os benefícios que estão além da paz”, afirmou o presidente.

Quem recebeu o presidente foi um dos principais porta-vozes da guerrilha no processo de paz com o governo, Pastor Alape. Antes de começar a implementação do acordo de paz outros chefes de Estado já haviam visitado os locais que viram a ser zonas de transição, entre eles o presidente da França, François Hollande.