BC admite desastre na economia: resultado abaixo do esperado

A economia brasileira continua a sofrer após o golpe aplicado contra a ex-presidente Dilma Rousseff. Relatório do próprio Banco Central mostra que, até novembro, a atividade da economia brasileira registrou um desempenho abaixo do esperado.

Banco Central

O cenário reforça a perspectiva de uma retomada mais lenta e gradual neste ano, de acordo com o Boletim Regional do Banco Central, divulgado nesta sexta-feira. O Boletim Regional também mostra que o desempenho da atividade foi bastante irregular entre as grandes regiões brasileiras, com arrefecimento da queda no Nordeste e Centro-Oeste e recuo maior da atividade no Norte, Sul e Sudeste, diz matéria do Valor Econômico.

A análise da conjuntura sugere que a atividade econômica segue aquém do esperado, inclusive no último trimestre de 2016, e que sua retomada deve ser mais demorada e gradual que a antecipada previamente”, afirma o BC no boletim.

O BC ressalta que, entre os fatores que contribuíram para justificar a evolução desfavorável da atividade nos últimos meses do ano passado estão o efeito da estiagem sobre a produção agrícola, os “persistentes desafios fiscais nas diferentes esferas governamentais e a persistência de eventos não econômicos”.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) caiu 0,5% no trimestre encerrado em novembro, em relação ao terminado em agosto, quando o recuo foi de 0,1%, na série com ajuste sazonal.