NSA indicia agente por roubo de dados maior que o cometido por Snowden

Um ex-contratado da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) foi indiciado por acusações de que alguns oficiais dos EUA se referem como o maior roubo de segredos do governo na história.

Sede da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) - Reuters

Um grande júri federal considerou Harold Thomas Martin culpado de reter intencionalmente material de governo altamente sensível, que roubou da comunidade de inteligência dos EUA nos últimos 20 anos.

O empreiteiro de 52 anos, que foi preso pelo FBI em outubro, teria acumulado um tesouro de segredos militares dos EUA em sua casa em Glen Burnie, Maryland, desde agosto de 1996.

Martin enfrenta 20 acusações, cada uma punível com até 10 anos de prisão. O governo ainda não confirmou se ele havia exposto os dados a terceiros.

"Por mais de duas décadas, Harold Martin abusou flagrantemente da confiança depositada nele pelo governo", disse o advogado Rod Rosenstein.

Em 2014, Martin roubou relatórios da NSA que detalhavam informações de inteligência "sobre questões cibernéticas estrangeiras". Os documentos também incluíam informações de segmentação e "técnicas estrangeiras de intrusão cibernética".

As instruções da NSA para uma ferramenta avançada de coleta de informações, bem como um arquivo de 2007 com detalhes sobre operações diárias específicas, foram alguns dos outros documentos altamente sensíveis roubados por Martin.

Sua acusação também o acusa de roubar segredos do Comando Cibernético dos EUA, da Agência Central de Inteligência (CIA) e do Escritório Nacional de Reconhecimento.

Originalmente um funcionário da Booz Allen Hamilton Holding Corp, Martin foi contratado como empreiteiro privado por pelo menos sete empresas diferentes que trabalham para várias agências governamentais.

Antes de iniciar sua nova carreira em 1993, Martin passou anos servindo na Marinha dos Estados Unidos, acrescentou sua acusação.

Ao longo dos anos, ele foi dado várias autorizações de segurança que foram necessários para os projetos altamente classificados em que ele trabalhou.

Booz Allen, que ganha bilhões de dólares todos os anos trabalhando com agências de inteligência dos EUA, é a mesma empresa de consultoria que empregou o renomado denunciante da NSA Edward Snowden.

Snowden fugiu para a Rússia depois de expor os programas de vigilância da NSA dentro e fora dos EUA.

Descrevendo a conduta de Martin "de tirar o fôlego em sua longevidade e escala", os promotores disseram em outubro que seu roubo era muito maior do que o de Snowden.