Aumenta o número de crianças desnutridas na Argentina em 2016

A política neoliberal de Maurício Macri, voltada ao mercado e não às pessoas, já está causando impactos na vida dos mais pobres na Argentina. Estudos recentes feitos pela Secretaria de Nutrição já mostram aumento no número de crianças desnutridas em algumas regiões.

Crianças indígenas argentinas - Divulgação

É o caso da província de Salta, no Norte do país, onde o índice de 1,4% de desnutrição em 2015 subiu para 1,7% em 2016. O município mais afetado é San Antonio de Los Cobres, que sofreu um aumento de 7,1% no índice de crianças desnutridas. Em seguida está Hipólito Yrigoyen, com 4,2% de aumento e Angastaco, com 3,9%.

A capital, Buenos Aires, apresentou um aumento de 1,8%. Em outro estudo, feito em meados de 2016, foi identificado que os trabalhadores remunerados com o salário mínimo já perderam mais de 30% do poder de compra.

Imediatamente após o aumento da desnutrição, começaram a ser registrados casos de morte prematura devido à má alimentação, principalmente em comunidades indígenas.

Os dirigentes da comunidade Wichi pediram ao governo a instalação de um local de apoio com alimentos necessários e pessoas capacitadas para fazer a tradução durante atendimentos médicos, visto que, muitos indígenas não falam espanhol, apenas o idioma materno.