Defesa de Dilma no TSE rebate: Não existe campanha só de Temer

A defesa da presidenta Dilma Rousseff rebateu o argumento apresentado pelos advogados de Michel Temer (PMDB) no processo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pede a cassação da chapa de ambos na eleição de 2014. "Não existe uma campanha só de Dilma ou só de Temer", afirmou Flávio Caetano, sobre o argumento de Temer que alega que o PMDB não tinha conhecimento sobre a contratação de gráficas.

michel temer - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Caetano reafirmou que a campanha de 2014 era uma só e não há como desassociá-las: "É uma afirmação [da defesa de Temer] completamente errada, porque não existe uma campanha só de Dilma ou só de Temer. Temer não teve nenhum voto desacompanhado de Dilma", disse.

O advogado de Temer, Gustavo Bonini Guedes, diz que seu cliente e o PMDB não tiveram responsabilidade na contratação das gráficas. “O presidente Temer, como vice-presidente, e o PMDB não foram os responsáveis pelas contratações dessas gráficas. Não tem o domínio do fato, não sabem quem são essas gráficas, não acompanharam, não contrataram, não discutiram, não avalizaram. Não temos como contraditar esses fatos. Na nossa avaliação, é uma situação que deve ser apurada em outra esfera, a criminal”, declarou.

Mas segundo Caetano, tanto a perícia contábil quanto o relatório da Polícia Federal, “não consideraram elementos essenciais no trabalho de investigação, principalmente documentos fiscais de conhecimento de transporte, que demonstraram claramente que todo o material produzido pelas três gráficas periciadas foram produzidos e entregues à campanha de Dilma e Temer”.

Nesta quarta-feira (8), o ministro Herman Benjamin do TSE convocou cinco testemunhas ligadas a três gráficas que prestaram serviços à campanha presidencial dos candidatos: VTPB Serviços Gráficos e Mídia, a Focal Confecção e Comunicação Visual e a Rede Seg Gráfica Eireli.

As testemunhas são Vivaldo Dias da Silva, motorista da Red Seg Gráfica Eireli; Thiago Martins da Silva, contratado da VPTB Serviços Gráficos; Elias Silva de Mattos, motorista registrado como sócio da Focal; Jonathan Gomes Bastos, motorista da Focal; e Isaac Gomes da Silva.