Renato Rabelo ministra palestra "O Brasil tem saída" na UFMG

Na noite dessa segunda-feira (6), ocorreu em Belo Horizonte-MG, no Centro Cultural da UFMG, a palestra “O Brasil Tem Saída – caminhos para a superação da crise brasileira” proferida por Renato Rabelo e organizada pela Fundação Maurício Grabois. Mais de 160 pessoas participaram da atividade.

RENATO RABELO NO ENCONTRO NACIONAL DE MÉDICOS DO PCDOB

Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente do PCdoB, destacou que no cenário internacional, a novidade mais importante é que os países que vão ascendo ao centro da geopolítica e da geoeconomia são oriundos da periferia, como a China, a Índia, o retorno da Rússia e, até pouco tempo, o Brasil.

Destacou também que, assim como nos anos 1920 e 1930, o crescimento atual da extrema-direita da Europa resulta de um fracasso da ordem vigente em incorporar as camadas mais desprotegidas dos trabalhadores. O nacionalismo de Direita ressurge como um transbordamento para o campo político da desordem econômica e social causada pelo neoliberalismo, especialmente após o inicio da crise em 2008.

Em busca de conter o declínio relativo de sua hegemonia, os EUA passaram a agir para impedir a consolidação de um polo de poder mundial alternativo, o qual tem sua expressão mais concreta nos BRICS. É nesse quadro que se deve buscar a compreensão do sentido do golpe no Brasil patrocinado pelo Imperialismo.

O ataque orquestrado pelo aparato do judiciário e pela mídia burguesa sobre a Petrobras e a Engenharia nacional busca destruir dois importantes polos do desenvolvimento recente das forças produtivas brasileiras que apontavam para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento. Tanto nos setores de exploração de petróleo e gás, na indústria naval quanto na exportação de serviços de engenharia, o Brasil passou a disputar espaço com grandes empresas norte-americanas e europeias. Entretanto, mais importante é o papel destacado do Brasil no período de Lula e Dilma no impulso dado aos BRICS, o que confrontava diretamente a estratégia imperialista.

Renato afirmou também que o consórcio golpista apresenta um programa de Direita em todos os aspectos, seja na economia, na politica, na ideologia, nas políticas públicas e nos costumes. Isso demonstra a sanha de reverter todos os avanços oriundos no mais longo ciclo de governo democráticos na história de nosso país. Para tanto, é crescente a presença de um Estado de Exceção no interior do Estado de Direito.

Organizar a Resistência Democrática é, para Renato Rabelo, a tarefa mais importante do campo democrático brasileiro. À medida que a crise econômica se prolonga, os setores populares são crescentemente atingidos. Portanto, esses setores terão mais elementos para se posicionarem diante da grave situação do país. Mas, somente será possível criar uma situação de maiores dificuldades para o campo adversário se se constituir uma ampla frente em defesa da democracia e dos direitos do povo, ou seja, um movimento que envolva todos os setores e personalidades que percebem o risco que o Brasil corre ao ser governado pelo consórcio golpista. Deste modo, a tática mais correta para a Esquerda é batalhar para a constituição da frente ampla, da qual aquela será parte ativa.

Invasão de provocadores fascistas

A atividade foi interrompida por cerca de 30 minutos por conta de uma invasão de apoiadores do defensor da tortura e do autoritarismo, Jair Bolsonaro. Sete pessoas entre homens e mulheres passaram a provocar os participantes da atividade, se negando a encerrar as provocações e se retirarem, levando a um grande tumulto. Após serem retirados do auditório, a atividade foi retomada.