Ex-secretária alerta sobre importância da assistência social 

O Sistema Único da Assistência Social (Suas) e os desafios para os novos gestores municipais foi tema de palestra proferida pela ex secretária nacional de Assistência Social, Iêda Castro, na tarde desta quinta-feira, 2, em Palmas. O encontro foi promovido pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) em parceria com o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas.

Ieda Castro é secretaria nacional de assistência social do Ministério do Desenvolvimento Social - Agência Brasil

A diferença entre assistência social e ação social, como deve ser montada uma secretaria municipal, a equipe mínima que deve compor a pasta e os recursos disponíveis para a área foram alguns dos temas abordados durante a palestra. Segundo Iêda Castro, o objetivo é despertar nos gestores a responsabilidade de uma administração qualificada, profissionalizada, conhecendo a realidade do município e explica: “A Assistência Social precisa se consolidar no município como um direito. A população tem o direito de ser assistida pelo Governo em seus momentos de dificuldade e procurei despertá-los dessa realidade. Além de mostrar os desafios que eles encontrarão pela frente”, afirma.

De acordo a secretária da Setas, Patrícia Amaral, os temas são fundamentais para quem está iniciando na gestão da política e declara: “A Iêda foi gestora em todas as esferas da política de assistência, municipal, estadual e federal, nós só temos a ganhar com essa oportunidade ímpar de compartilhar esse conhecimento”. A secretária afirma, ainda, que está muito entusiasmada com o interesse e o envolvimento das equipes locais e completa: “Terminamos essa semana os encontros de apoio técnico aos municípios e tivemos uma excelente participação das equipes. Isso é muito bom porque quem sai ganhando é a nossa população que receberá serviços de qualidade”, disse.

O prefeito de Itaporã, José Rezende Silva, compareceu a palestra com toda sua equipe de gestão e considerou o conhecimento na área da assistência social como fundamental para o desenvolvimento do município: “Para nós é tudo muito novo, mas queremos estar envolvidos lutando pela nossa população”, declarou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social de Palmas, Eliane Campos, já é experiente no cargo, mas também considerou a orientação fundamental: “Compartilhar da experiência de uma gestora como a Iêda é uma oportunidade para todos nós e destaco da fala dela a importância de trabalhar a transversalidade das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação. Se você conseguir fazer isso terá feito grande parte do trabalho”, defendeu.

Sobre a Assistência Social

Nos últimos 15 anos, a assistência social passou por grandes transformações, criou-se uma legislação específica, todo um regramento que orienta os papéis de cada ente federado. A Assistência perdeu seu perfil assistencialista para firmar-se enquanto política pública. Com a distribuição dos papéis, coube aos Estados o dever de capacitar, monitorar e orientar os municípios.