Nilto Tatto: Golpe na Previdência

A grande mídia está fazendo uma campanha de convencimento sobre a necessidade da reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. Não é informação, é campanha de convencimento. Aos poucos, vai garantindo a aceitação. A reforma passa a ser quase desejada pela população. Informação honesta, entretanto, falta.

Por Nilto Tatto*

Previdência - EBC/ARQUIVO

Não se fala que a conta correta da Seguridade Social é superavitária. Nem que o governo está deixando de repassar impostos, e desviando recursos para o pagamento de juros da dívida pública. É uma forma evidente de tirar dinheiro da população que mais precisa (os aposentados e beneficiários de assistência social) para garantir a remuneração de quem ganha dinheiro no sistema financeiro.

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) propõe que, ao invés de retirar direitos, o governo precisa ajustar as receitas, isso é, o dinheiro que entra na conta da Previdência: melhorando a fiscalização, agilizando a cobrança de dívida ativa e reduzindo isenções.

Mas a campanha que a grande mídia vem fazendo quer convencer a população de que são os trabalhadores que têm que pagar esta conta.

A motivação é clara: garantir que os setores mais privilegiados abocanhem fatias maiores do orçamento público.

Os resultados desta reforma da previdência são claros – miséria, aumento da vulnerabilidade social, e retração econômica nos pequenos municípios. Milhões de brasileiros e brasileiras perderão o direito de se aposentar.