Cármen Lúcia homologa as delações dos executivos da Odebrecht 

A presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia homologou, na manhã desta segunda-feira (30), as delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht – envolvidos no âmbito da Operação Lava Jato – e manteve o sigilo dos depoimentos, dando continuidade ao processo na Corte. 

Carmem Lúcia, ministra do STF
O procedimento era esperado já que os juízes auxiliares da equipe do ministro Teori Zavascki (morto há 10 dias), deram continuidade, no comando da ministra, e encerraram na última sexta-feira (27) as audiências com os delatores.

Após a homologação, o próximo passo será encaminhar o material para a Procuradoria-Geral da República. Os documentos serão então analisados para dar prosseguimento às investigações.

Interesse

O presidente Michel Temer, preocupado com a Lava Jato no Supremo vem tratando do assunto com várias autoridades, inclusive com a própria ministra Cármem Lúcia. Segundo publicação do Estadão, os dois conversaram algumas vezes por telefone durante a semana. "Na primeira ligação, a presidente do STF agradeceu o apoio dado pela Aeronáutica no desastre aéreo que matou Teori e elogiou os militares envolvidos. Depois disso, Temer ligou à noite para a presidente do STF para avisar que a gravação na cabine do avião que caiu estava audível", escreveu o jornal.

Como havia dito à imprensa no velório de Teori, Michel Temer vai indicar o nome do substituto do ministro morto na Corte somente após a definição do relator da Lava Jato. Publicamente, Temer tem aparecido em conversas com o ministro do STF Gilmar Mendes, a advogada-geral da União, Grace Mendonça e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.