Irã responderá qualquer agressão com “bofetada histórica”

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, afirmou hoje que o Irã responderá qualquer agressão com uma "bofetada histórica", algumas horas antes de ter início mais uma reunião das grandes potências do Consel

Em Joramshahr, cidade situada em uma província que faz fronteira com o Iraque, Ahmadinejad denunciou a tática imperialista. "Nossos inimigos querem confabular e dividir os iranianos para impedir que o povo obtenha seus direitos. Estes inimigos tentarão, por meio de pressões políticas e utilizando as organizações internacionais, impedir que o Irã obtenha a totalidade de seus direitos legítimos. Porém, sabem que não podem nos infligir danos", afirmou. "Se cometerem o mínimo dano contra o povo iraniano, se cometerem a mínima agressão, receberão uma bofetada histórica", disse.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados Unidos, Rússia, França, Grã-Bretanha e China), além da Alemanha, estão reunidos hoje, quarta-feira (24), em Londres para estudar formas de pressionar o Irã a suspender o enriquecimento de urânio. O encontro de Londres, que terá a presença dos secretários de assuntos políticos dos ministérios das Relações Exteriores dos seis países, deve examinar uma oferta européia que mescla incentivos e sanções econômicas, caso Teerã mantenha sua posição.


Os países ocidentais, aliados aos Estados Unidos, dizem temer que o urânio iraniano seja utilizado para fins militares. Mas o ministro das Relações Exteriores iraniano, Manushehr Mottaki, adiantou ontem que "a república do Irã não cederá a respeito de seus direitos, em nenhuma circunstância".


No mesmo dia, o presidente norte-americano, George W. Bush, ameaçou que os Estados Unidos e a comunidade internacional têm a posição conjunta de que o Irã não deve possuir armamento nuclear. "E quanto mais os iranianos se negarem a negociar de boa fé, mais países começarão a compreender que devemos continuar trabalhando juntos", acrescentou Bush. "Nosso primeiro objetivo é resolver este problema diplomaticamente", disse Bush ao ser questionado sobre a "opção militar" na crise com o Irã. "Porém, não estou seguro de que estas pessoas realmente queiram uma solução", declarou em tom ameaçador.


O Irã anunciou no dia 11 de abril que conseguiu enriquecer urânio a 3,5% e depois a 4,8%. O Conselho de Segurança da ONU – aliado à política norte-americana – solicitou no final de março, a suspensão desta atividade em um mês.


Com agências.