Aumento das contas de luz será questionado por Chico Lopes na Câmara 

O aumento de 9% nas contas de energia, devido ao pagamento de uma indenização às empresas transmissoras, informado nesta quarta-feira (25) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será questionado na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), integrante do colegiado. 

O deputado avalia que o consumidor não pode pagar a conta dessa indenização, pois já é penalizado com o alto preço da energia elétrica.

“Não tem cabimento, em pleno momento de dificuldades econômicas e preocupação com desemprego, o consumidor ainda ter de arcar com 9% de aumento na conta de energia, por conta de uma pendência que vem ainda da década de 1990”, aponta o parlamentar, lamentando que a Aneel mais uma vez mostre ação em prol das empresas e contra o consumidor.

“Sempre dizemos que as agências reguladoras no Brasil parece que só servem pra regular a favor das empresas, nunca do consumidor. Como é que se concebe que logo neste momento a Aneel autorize mais um aumento, sem levar em conta o momento preocupante da economia e o impacto que o preço da energia tem sobre a produção?”, questiona Chico Lopes.

“É uma conta de nada menos que R$ 65 bilhões, a serem pagos até 2024. Vamos levar essa questão para a Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara, e convocar a Aneel a dar explicações à sociedade”, acrescenta o deputado.