SP: Doria impõe cobrança para blocos de rua de outros estados 

O prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), confirmou nesta terça-feira (24) que está cobrando R$ 240 mil pela paticipação de blocos de rua de outros estados no período de pré-carnaval – o final de semana anterior à folia – na cidade que nos últimos anos tem sido prestigiada pelo evento e atraído muitos turístas nesta época. 

Blocos de carnaval em SP vão desfilar alegria contra o golpe

De acordo com o prefeito, blocos da Bahia e de Pernambuco manifestaram interesse em desfilar no pré-Carnaval de rua da capital paulista, mas ainda não confirmaram se concordam com a taxa.

Cada bloco poderá desfilar por cerca de três horas em um dos dias do pré-Carnaval, que será realizado na região da avenida Tiradentes e da praça Campo de Bagatelle, na zona norte da cidade. Os blocos terão a permissão para vender abadás.

“É um valor razoável, não é pequeno, para que os blocos patrocinados possam desfilar na maior cidade do país. Se venderem abadás para 50, 60 mil já seria suficiente para pagar essas taxas”, destacou o prefeito.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, 495 blocos paulistas já se cadastraram para desfilar pelas ruas da cidade no carnaval de rua, no período de 17 de fevereiro a 5 de março de 2017. Os blocos paulistas inscritos são isentos de taxas e recebem apoio da prefeitura para desfilar durante o período oficial do evento. A administração municipal fornece infraestrutura de segurança, acompanhamento da CET, ambulâncias e banheiros químicos.

Gestão Haddad

Diferentemente da administração anterior que criou o conceito do carnaval de rua de São Paulo, ancorado em ser “público, gratuito, fruto de manifestações voluntárias, não hierarquizadas, de cunho festivo e sem caráter competitivo ou comercial”, o prefeito tucano a menos de 30 dias à frente da prefeitura, já dá sinais que usará seus métodos neoliberais para conseguir lucrar a todo custo com a cidade mais populosa e mais culturalmente diversa do país.