Presidente da UNE cumpre agenda na PB

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, visitou na última segunda-feira, 22, os reitores da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande. Durante as visitas foram discutidas medidas inclus

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), visitou na última segunda-feira, 22, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB), Prof. Marlene Alves. A visita foi motivada pela recente aprovação por parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) de reserva de 50% das vagas da Instituição para estudantes oriundos da rede pública de ensino do estado.
 
Gustavo Petta foi acompanhado pelos estudantes Flávio Renato , representante do Centro Acadêmico de Direito da UEPB, André Cesarino, presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba – AESP, além dos presidentes dos grêmios da Escola Estadual Elpídio de Almeida “PRATA” e da Escola Estadual Severino Cabral. À reunião esteve presente também o Prof. Rangel Junior, Pró-Reitor de Graduação da Universidade.
 
Durante o encontro Petta disse que “a política de cotas adotada pela UEPB vai fazer com que os estudantes carentes tenham maior oportunidade de ingressar na Universidade, contribuindo para que a política de inclusão social seja uma realidade no Estado da Paraíba”.


A professora Marlene Alves considerou a visita de Gustavo Peta muito importante, uma vez que o principal objetivo foi cumprimentar a Universidade por uma ação de relevância social. “A presença do presidente da UNE e dos representantes dos estudantes secundaristas da Paraíba, em nossa Instituição, é motivo de incentivo para que cada vez mais a nossa administração trabalhe em prol da comunidade. É a prova que estamos no caminho certo ao dar ênfase à função social e transformadora da sociedade”.

A agenda de Gustavo Petta em Campina Grande incluiu ainda um debate sobre Movimento Estudantil e medidas de inclusão nas universidades brasileiras que reuniu aproximadamente 100 estudantes secundaristas no Museu de Artes Assis Chateaubriand.


No final da tarde foi a vez do Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Prof. Thompson Mariz, receber o estudante. Em pauta a discussão sobre políticas de assistência estudantil e novamente foi abordada a questão de cotas inclusivas. Prof. Thompson disse que é a favor destas políticas e parabenizou a atuação da UNE na discussão sobre a Reforma Universitária.

A visita foi encerrada com uma reunião entre o Presidente da UNE, o Coordenador do CUCA Edson Aguiar “Sansão” e os Diretórios Centrais dos Estudantes da UEPB e UFCG.