Na Espanha, Dilma abre seminário sobre o capitalismo e a democracia

A presidenta Dilma Rousseff está na Espanha para participar do Seminário Internacional sobre o capitalismo e a democracia que se realizará nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26) na Fundação Três Culturas em Sevilha. Nesta terça-feira (24), Dilma participa de coletiva de imprensa.

Dilma em entrevista para agencias - Roberto Stuckert Filho

O tema inaugural da conferência da presidenta, destituída após processo político fraudulento, será “O assalto à democracia no Brasil e na América Latina” e ocorrerá a partir das 16 horas (horário local), às 13 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira (25).

O seminário é organizado no âmbito do Mestrado em Direitos Humanos, Intercultural e Desenvolvimento das universidades Pablo de Olavide (UPO) e Internacional da Andaluzia (UNIA) e tem como principal objetivo debater o estouro do capitalismo neoliberal e o drástico processo da regressão dos direitos humanos.

Faz parte das discursões ainda as estratégias de “guerra legal" que estão sendo usadas para o controle da democracia em uma aliança de interesses em gerar subordinação, controle e conquista do poder político sem envolvimento popular, aumentando assimetrias históricas e revertendo os ganhos sociais. O intuito é encontrar formas de pensar e agir nesse processo de disputa com a sociedade.

Isso explica o convite dado à presidenta do Brasil que sofreu recentemente um ataque à democracia por meio de impeachment sem prova e sem precedentes na história e “atemorizou a opinião pública internacional”, explica o site que divulga o evento.

Participam também do Seminário, de acordo com o programa, "convidados comprometidos com a defesa e promoção dos direitos humanos na Europa e América Latina", como o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ex-magistrado do Tribunal Nacional da Espanha, Baltasar Garzon, o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas, o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, entre outros oradores.

A líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também está na Espanha e participará do Colóquio: Trabalho, Retrocessos Sociais e Alternativas. Direto de Sevilha, a deputada afirmou que o encontro será de grande importância para a troca de experiências mundiais e que contribuirá para o campo político "que se apoia na democracia e na possibilidade real de se recuperar o Estado Democrático do Direito, não só no Brasil, mas no resto do mundo em que passa por retrocessos, elucidou Jandira.

A programação completa do Seminário está disponível em PDF ou abaixo: