Avós da Praça de Maio lamentam morte de ativista dos direitos humanos

As Avós de Praça de Maio lamentaram neste sábado (21) o falecimento da ativista social e defensora de direitos humanos Sara Ludmer de Steimberg, membro do grupo Familiares de Desaparecidos e Detentos por Razões Políticas. A ativista era mãe de Luis Pablo Steimberg, um dos 30 mil desaparecidos durante ditadura militar na Argentina.

Sara Ludmer - Divulgação

“Nós Avós, nos despedimos de Sara, histórica colega, e enviamos um caloroso abraço a sua família, seus entes queridos e colegas de luta neste doloroso momento”, declarou a associação em um comunicado.

Defensora de direitos humanos, Steimberg faleceu nesta sexta-feira (20) aos 92 anos, em sua casa de Hurlingham, na província de Buenos Aires.

Em agosto de 1976 seu filho Luis Pablo Steimberg, estudande de Direito na Universidade de Bueno Aires e militante do Partido Comunista argentino, foi sequestrado enquanto cumpria serviço militar obrigatório no Colégio Militar da Nação. Desde essa data e até o último dia de sua vida procurou justiça para ele e os 30 mil detentos desaparecidos deixados pela ditadura (1976-1983).

O caso de Luis Pablo foi emblemático porque permitiu impulsionar o primeiro processo de Reynaldo Benito Bignone, último presidente da ditadura argentina, a pouco tempo da volta da democracia, recordaram as Avós.