Mais de 60% dos argentinos dizem que Macri não cumpriu suas promessas

Uma pesquisa realizada recentemente na Argentina identificou que 63% dos argentinos consideram que o presidente Maurício Macri não cumpriu suas promessas de campanha. Depois de um ano do novo governo, o país não teve o crescimento econômico prometido e enfrenta a maior onda de desemprego e aumento da inflação dos últimos anos.

Mauricio Macri - Divulgação

A pesquisa foi feita pelo instituto Polldata durante a segunda semana de janeiro e se somou a outros estudos anteriores para medir a opinião pública sobre a gestão de Macri com a chegada de 2017.

Este ano é fundamental para o governo, os argentinos vão às urnas para eleger os novos representantes do Congresso Nacional. Com a baixa aprovação do presidente, o mais provável é que ele não consiga maioria parlamentar para dar continuidade à sua política neoliberal.

Cerca de 45% dos entrevistados afirmam que foram “poucas” as promessas cumpridas durante este primeiro ano de gestão. Outros 18% afirmam que Macri não cumpriu “nenhuma” de suas propostas.

Apesar destes resultados, o presidente conta com uma aprovação de 50% porque os entrevistados estão dispostos a dar “mais um tempo” ao novo presidente. No entanto, 40% desaprova a gestão, este dado é qualificado como “preocupante” pelo instituto autor da pesquisa.