Maduro pede a governo Trump “fim das conspirações norte-americanas”

O presidente venezuelano Nicolas Maduro pediu neste domingo (22) o novo presidente norte-americano, Donald Trump, para cessar as conspirações dos EUA contra a Venezuela, que, segundo o líder latino-americano, foram sustentadas continuamente por seus predecessores George W. Bush e Barack Obama.

Nicolás Maduro - AVN

Notando que Trump disse em seu discurso inaugural que irá iniciar uma nova fase de não-intervenção nos assuntos internos de outros países, Maduro disse que seu governo quer melhorar as relações políticas, econômicas e energéticas com Washington, sobre a base do respeito mútuo e da não ingerência nos assuntos internos do país sul-americano.

"Eu viro a página, Obama é história passada, chegou Trump", disse o líder venezuelano durante seu programa dominical de rádio e televisão.

Maduro disse estar disposto a não se apressar para classificar como boa ou má a gestão como governante do magnata republicano, que está apenas começando. No entanto, também afirmou não ter falsas expectativas sobre a mudança na Casa Branca.

O presidente venezuelano afirmou que seu governo “vai fazer tudo para que o novo governo dos EUA finalmente corrija os ‘erros’ na política externa dos seus antecessores e comece com Caracas uma nova fase de diálogo, respeito, não intervencionismo em assuntos internos de nossos países".

Apesar de repetidamente acusar Washington de financiar setores venezuelanos violentos através de escritórios do governo norte-americano, e de conspirar para derrubar o governo socialista da Venezuela, os atritos frequentes não afetaram os laços comerciais estreitos de ambos os países.