Ex-presidente da Gâmbia deixa país e encerra crise política

O ex-presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, deixou na noite deste sábado (21) a capital, Banjul, com destino à Guiné – que lhe ofereceu asilo – e pôs assim fim à crise política, depois de anunciar na noite de sexta-feira que abriria mão do cargo após 22 anos no poder.

Gâmbia: Adam Barrow

O avião, fretado pelo presidente da Guiné, Alpha Condé, decolou do aeroporto internacional de Banjul pouco depois das 21h (horário local, 19h em Brasília), informou a emissora de rádio Sud Radio, do Senegal.

A Gâmbia põe assim fim à crise política gerada após a recusa do ex-presidente de ceder o poder ao presidente eleito, Adama Barrow, que após assumir o cargo no exílio, deve voltar a seu país para formar o governo.

Jammeh aceitou entregar o poder ao candidato eleito nas urnas em 1º de dezembro de 2016 após ceder às pressões diplomáticas e à ameaça de intervenção militar de um bloco de países da África Ocidental.

"Decidi hoje de boa consciência renunciar à liderança desta grande nação com infinita gratidão a todos os gambianos", disse Jammeh na televisão do país, ao anunciar que deixava o poder.

"Prometo perante Alá e toda a nação que todas as questões que atualmente enfrentamos serão resolvidas pacificamente […]. Não é necessário que uma só gota de sangue seja derramada", acrescentou em seu discurso.

Pelo menos 45 mil pessoas fugiram da Gâmbia e se refugiaram no Senegal devido à incerteza política no país nos últimos dias.