Campanha desafia sociedade a educar sem machismo  

O que você pode fazer pela igualdade de gênero na infância? É a partir desse questionamento que a ONG britânica Plan International Brasil criou o #Desafio da Igualdade – campanha que pretende abrir os olhos da sociedade brasileira para os pequenos hábitos que levam ao machismo institucional e propõe uma reflexão sobre a educação que é dada às crianças sob a ótica da igualdade de gênero.

Campanha desafia sociedade a educar sem machismo

Menino não chora, menina não pode brincar de bola, menina tem que fazer os serviços domésticos, meninas que usam vestidos curtos não se valorizam ou facilitam o abuso.

Estes são apenas alguns dos tipos de frases ou pensamentos utilizados pela sociedade que, se aplicados desde a infância, geram adultos que não respeitam a igualdade de gênero e reforçam ainda mais os estereótipos.

No site da Campanha (desafiodaigualdade.org) estão disponíveis materiais de apoio que visam sensibilizar, inspirar e apoiar aos educadores (pais, professores, responsáveis etc) que podem contribuir, por meio da educação das crianças, com a mudança de pensamento e atitude da sociedade brasileira em relação às desigualdades de gênero no futuro.

São vídeos, documentários e webséries disponíveis para download gratuitos e que podem ser utilizados, inclusive, como proposta de atividades em sala de aula pelos professores. Tudo foi cuidadosamente idealizado para tornar o processo de educação mais acessível e interessante, principalmente para as crianças aprenderem sobre igualdade de gênero.