PCdoB leva protesto contra o PDDU para a festa do Bonfim

O protesto contra o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), aprovado no dia 28 de dezembro, dará o tom da participação do PCdoB na festa do Bonfim, nesta quinta-feira (17/01), em Salvador. Durante todo o cortejo, da Conceição da Praia até a Colina

A concentração dos comunistas está marcada para as 8h da manhã, na Igreja da Conceição da Praia, de onde devem sair em um grande arrastão até o Bonfim. Nos estandartes, bandeiras e faixas, frases de repúdio ao PDDU e suas conseqüências nefastas para a cidade, que inclui a verticalização da orla marítima e a liberação das últimas áreas verdes para a especulação imobiliária. A expectativa é de 2 mil militantes participem da marcha e entoem os gritos de protesto contra o plano.


 


O bloco comunista deve sair logo após o cortejo das baianas e das autoridades, marcado para ter início às 10h. Uma banda percursiva abrirá o desfile do PCdoB que  pretende mostrar nas ruas a força de sua militância e o crescimento apresentado nos últimos anos.”Vamos levar para o cortejo do Bonfim, a animação e a disposição dos comunistas de lutar pelo povo de Salvador”, ressalta Geraldo Galindo, presidente do Comitê Municipal do PCdoB.


 


A mobilização dos comunistas vai se estender à abertura do Carnaval, que este ano acontece em Cajazeiras, passando pela festa de Iemanjá, em 2 de fevereiro – no Rio Vermelho, chegando com força total no desfile do bloco Mudança do Garcia, na segunda-feira de Carnaval.


 


Lavagem do Bonfim


 


A Lavagem do Bonfim é uma das festas populares mais tradicionais da Bahia. A celebração de cunho religioso acontece na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis, no mês de janeiro, quando milhares de pessoas acompanham o tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na cidade baixa.


 


Com o tempo, a lavagem ganhou ares profanos e promove a concentração de milhares de pessoas durante todo o percurso, em busca da proteção das águas perfumadas para limpeza do corpo e da alma. No final tudo se transforma em uma grande festa de rua.


 


Este ano, a festa deve reunir 500 baianas devidamente paramentadas  e  cerca de 150 entidades entre bandas de sopro, charangas, agremiações carnavalescas, afoxés e grupos de percursão. As tradicionais carroças também vão percorrer os oito quilômetros até a Colina Sagrada.  O início do desfile será anunciado por uma queima de fogos de cinco minutos. Outras seis queimas devem marcar o cortejo, que será recebido por um grupo de 12 filarmônicas, além de uma revoada de mil balões brancos.


 


De Salvador,
Eliane Costa