Solidariedade: Campanha arrecada doações para cineasta Tito Ameijeiras

Uma campanha, de iniciativa de dois dos principais cineastas cearenses, Rosemberg Cariry e Wolney Oliveira, busca arrecadar doações para o também cineasta Tito Almeijeiras. Hospitalizado, Tito está sem recursos para tratamento de saúde.

Solidariedade: Campanha arrecada doações para cineasta Tito Ameijeiras

A solidariedade é a bandeira principal da campanha que busca recursos para ajudar José Antônio Ameijeiras, mais conhecido no cinema brasileiro como Tito Ameijeiras, ator e cineasta. O argentino adotou o Brasil como lar, onde deu marcante contribuição ao cinema nacional.

Morando em Fortaleza, Tito Ameijeiras está hospitalizado e sem recursos para dar continuidade ao tratamento. Sem emprego fixo e sem aposentadoria, ele tem 72 anos e é diabético. Por complicações da doença, precisou amputar 2 dedos e parte do pé esquerdo e agora está internado em unidade hospitalar pública de Fortaleza, sem previsão de alta.

Após visita, Cariry e Wolney decidiram encabeçar a campanha para arrecadar dinheiro para o colega cineasta. “Ficamos muito preocupados com a saúde e a realidade financeira dele. Durante algum tempo, ele trabalhou como terceirizado e recebeu remuneração insuficiente para manter uma poupança para situações emergenciais. Hoje vive uma situação muito difícil. Estamos vendo a possibilidade de aposentá-lo, em meio a todas as burocracias. Contudo, como o processo de concessão do benefício não é imediato, ele precisará de nosso apoio financeiro para custear despesas pessoais e domésticas, pois os únicos parentes que Tito possui em Fortaleza são a ex-mulher, que saiu do emprego para acompanhá-lo no hospital, e os dois filhos menores, que moram com ele: uma garota de 14 anos e um menino de 10 anos. Todos muito necessitados, no nosso país de crises e neoliberalismos brutais”, reforçam.

Sobre Tito

O cineasta chegou ao Brasil nos anos 1970, fugindo da ditadura militar argentina e trabalhou como ator, produtor e professor, durante todos esses anos, colaborando ativamente pela integração do cinema brasileiro com a América Latina. “Tito simboliza um tempo de luta, coragem e dignidade”, afirmam Rosemberg Cariry e Wolney Oliveira na nota em apoio ao colega.

Serviço

As doações podem ser feitas, em qualquer valor, na conta da Caixa Econômica Federal no nome de José Antônio Ameijeiras. Agência: 0920 / Operação: 001 / Conta Corrente: 32033-1 / CPF: 008833837-13